História do Handebol
História do Handebol: uma visão político-crítica do seu desenvolvimento como desporto PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 576
PiorMelhor 
Escrito por Administrator   
Dom, 21 de Fevereiro de 2010 11:48

Laboratorio de Pesquisa Cientifica da Unipar
(Brasil)
Dr Robson Olivoto

Desenvolvimento

Handebol. Do nascimento à transformação em mercadoria

As características especiais do handebol como forma de jogo associada a velocidade, energia e habilidade enquanto elementos valorizados em uma sociedade crescentemente industrializada, com a forma capitalista de organização social, parece explicar parte do pequeno atrativo que exerce nas camadas dominantes da população Brasileira.
No Brasil, estas camadas dominantes, vivendo sob o "apogeu do milagre econômico na década de 70, quando: (..) em Brasília, participaram do Campeonato Estudantil Brasileiro, quatro equipes masculinas e duas femininas. "E em (...)" 1972 em Maceió, (...) vinte e uma equipes masculinas e dezesseis femininas(...)" (NETO, 1982, p. 27).

O Handebol é a expressão atualizada e histórica de um processo cuja historicidade, enquanto elaboração social, não poderia ser negada já que no produzir humano assume formas profundamente marcadas pela história da Civilização Ocidental.

O Handebol objetivado como desporto teve predominância, na sua criação, de uma espécie de mesclagem de pensamentos. Na sua organização houve uma união dos conhecimentos de um professor de educação física alemão. Este professor durante excursões a América do Sul em especial no Uruguai, teve a oportunidade de se defrontar com desportos nacionais e entre estes um desporto chamado "balomano". Um desporto jogado com as mãos. Na seqüência de sua viagem, num curto período na Tchecoslováquia, conheceu, dentre outros, um desporto chamado "azena". O esporte "azena", que como o balomano era jogado com as mãos. Reunindo esses conhecimentos o professor, Karl Schellenz, incentivado pela necessidade do povo alemão de ter um desporto tipico, criado para aquela nação, surgiu então o Handbal (expressão em inglês para mão e bola).

"(...) iniciado em 1914, pelo alemão, Karl Schellenz, (o handebol) (...) teve sua origem no jogo da Tchecoslováquia chamado Azena (...) suas primeiras partidas foram disputadas em Berlim (...). E no ano de (...) l927 foi criada a Federação Internacional de Handebol". (NETO, 1982, p. 19)
As formas expressivamente históricas do Handebol, como jogo, 4não se evidenciam deslocadas das regras atuais do mercado internacional. Este mercado, desde a Segunda Grande Guerra Mundial, também se caracteriza por contínuos deslocamentos preferenciais de produção, regulamentada via acordos entre as grande nações.

O Handebol é hoje difundido por quase todos os países

Leia mais...
 
A história do handebol em cadeira de rodas PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 272
PiorMelhor 
Escrito por Administrator   
Dom, 21 de Fevereiro de 2010 11:46

UM POUCO DA HISTÓRIA DO HANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS

Inicialmente em 2003 foi desenvolvida a primeira proposta de adaptação do Handebol convencional para a prática de pessoas com deficiências, sendo desenvolvida na UNICAMP (ITANI, ARAÚJO e ALMEIDA, 2004) pelos professores Daniela Eiko Itani, Paulo Ferreira de Araujo e Jose Julio Gavião de Almeida. Estes autores desenvolveram o primeiro estudo sobre as possibilidades de adaptação do Handebol para a pratica por parte das pessoas com Deficiência.

No ano de 2005 foi realizada por docentes da Universidade Paranaense – UNIPAR/TOLEDO/PR (Décio Roberto Calegari, José Irineu Gorla e Ricardo Alexandre Carminato) a adaptação do Handebol em Cadeira de Rodas (HCR), para a prática por pessoas com Deficiência Física, (CALEGARI, GORLA e CARMINATO, 2005).

Desde então a modalidade vem crescendo bastante e alguns estudos têm sido realizados para fornecer base científica a este crescimento, dentre os quais podemos citar: Costa e Silva et. al. (2007), Calegari et. al (2007), e Calegari et. al. (2008).

O HCR é um esporte muito parecido com sua versão convencional, sendo que a principal adaptação é a redução da trave através de uma placa para dar possibilidades de defesa aos goleiros, ficando com a altura de 1,60 cm para que o jogador em sua cadeira alcance o travessão, sendo assim possa efetuar as defesas sem desvantagens (CALEGARI, GORLA e CARMINATO, 2005).

Divide-se em duas modalidades o HCR 4 (que adapta o Handebol em Areia para a pratica em quadra) e HCR 7 (que adapta as regras do handebol de salão para 7 jogadores).

De acordo com à classificação funcional o HCR 4 permite um total

Leia mais...
 
A história do handebol ao longo dos anos PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 241
PiorMelhor 
Escrito por Administrator   
Dom, 21 de Fevereiro de 2010 11:42
  • 1931 Fundação da Associação Alemã de Handball (16/03) –
    Presidente José Hollander. Primeiro Jogo Interestadual:
    Turnerschaft von 1890 de SP x Deutscher Turn und Sportverein do
    RJ, com vitória da equipe de SP.

  • 1940 O desenvolvimento do Handebol é mais visível em SP. Assim
    sendo, em 26 de fevereiro foi fundada a Federação Paulista de
    Handebol, tendo como seu 1 ° Presidente Otto Schemelling.

  • 1954 O Handebol de Salão foi oficializado quando a Federação
    Paulista de Handebol instituiu o I Torneio Aberto de Handebol, que
    foi jogado em campo improvisado ao lado do campo de futebol do
    Esporte Clube Pinheiros, campo esse demarcado com cal (40x20m e
    balizas com caibros de madeira 3x2m). Este Handebol praticado com
    7 jogadores e em um espaço menor, agradou de tal maneira que a
    Confederação Brasileira de Desportos-CBD, órgão que congregava
    os esportes amadores em âmbito nacional, criou um Departamento
    de Handebol possibilitando assim a organização de torneios e
    campeonatos brasileiros nas várias categorias masculina e feminina.

  • 1971 A efetiva difusão do Handebol em todos os Estados aconteceu
    a partir da inclusão do esporte nos III Jogos Estudantis Brasileiros-
    JEB, realizado em Belo Horizonte-MG. 1972 Inclusão do
    Handebol nos Jogos Universitários Brasileiros-
    JUB realizados em Fortaleza-CE. Nos JEBs de 1972, o Handebol
    teve a participação de aproximadamente 10 equipes femininas e
    12 masculinas.

  • 1973 IV JEBs em Maceió-AL, com 16 equipes femininas e 20
    masculinas.

  • 1973 I Campeonato Brasileiro Juvenil feminino e masculino, em
    Niterói-RJ.

  • 1974 Realiza-se a primeira disputa adulta de nível nacional.

  • 1976 Cria-se o I Campeonato Brasileiro de Handebol Masculino
    Adulto com colocações de destaque por representações do Nordeste
    do país: 1º Maranhão e 2º Paraíba.

  • 1978 O I Campeonato Brasileiro de Handebol Feminino Adulto teve
    em primeiro a seleção do Amazonas e, em segundo, a de Pernambuco,
    o que confirmou a expansão do Handebol por todo o Brasil.

  • 1979 Em primeiro de junho: fundação da Confederação Brasileira
Leia mais...
 
Handebol: História, regras e sistemas de ataque e defesa PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 1102
PiorMelhor 
Escrito por Administrator   
Dom, 21 de Fevereiro de 2010 11:34

História
Atribui-se a invenção do handebol ao professor Karl Schellenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a Primeira Guerra Mundial. No início, o handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40 x 20 m, e eram ao ar livre. Pouco depois, em campos de dimensões maiores, o desporto passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa.
Em 1927, foi criada a Federação Internacional de Handebol Amador (FIHA), porém, em 1946, durante o congresso de Copenhaga, os suecos oficializaram o seu handebol de salão para apenas 7 jogadores por equipe, passando a FIHA a denominar-se Federação Internacional de Handebol (FIH), e o jogo de 11 jogadores passou para segundo plano.
Em 1933 foi criada a federação alemã que, três anos depois, introduzia o handebol nos Jogos Olímpicos de Berlim. Em 1954, a FIH contava com 25 nações. No dia 26 de fevereiro de 1940, foi fundada, em São Paulo, a Federação Paulista de Handebol, mas o desporto já era praticado no Brasil desde 1930. Até 1950, a sede da FIH era na Suécia. Transferiu-se no ano seguinte para a Suíça.
A primeira vez que o handebol foi disputado em Jogos Olímpicos foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, já na sua nova versão (de 5 jogadores) e em 1976 o handebol feminino também passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.
Jogos Olímpicos
Nos Jogos de 1936, disputou-se uma única vez o handebol de campo, com onze jogadores de cada lado. O desporto voltou a ser olímpico nos Jogos de 1972, já com as regras actuais.

Táticas defensivas

No handebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. A defesa 5x1 também é bastante utilizada onde 5 jogadores se posicionam na linha dos 6 metros e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros. Não existem categorias e idades exatas para se utilizar cada tipo de defesa, isso depende da postura tática do defensor e, principalmente, da postura da equipe adversária. Além disso, nos jogos entre equipes de alto nível técnico, é comum a variação de formações de defesa durante o jogo, com o objetivo de confundir o ataque adversário.

Sistema defensivo 6x0
O Sistema Defensivo 6x0 significa seis na linha de defesa, ou seja, o goleiro vai para barreira junto com o time.

Sistema defensivo 5x1

Leia mais...
 
Conheça a História do Handebol, inventor do esporte, primeiros jogos, origem e evolução do esporte PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 517
PiorMelhor 
Escrito por Administrator   
Dom, 21 de Fevereiro de 2010 11:29

O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo,  Áustria, Suíça e Alemanha.
Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidos com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.

No ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 a 3.

Fatos importantes da história do handebol:

- Em 1934, o COI (Comitê Olímpico Internacional) inclui o handebol como esporte Olímpico.

- Nas Olimpíadas de Berlim (1936), seis países disputaram a medalha de ouro. A Alemanha tornou-se campeã, após derrotar a Áustria por 10 a 6.

- Em 1938, foi disputado, na Alemanha, o primeiro campeonato mundial de handebol.

- Em 18 de julho de 1946, foi fundada a IHF (International Handball Federation), atualmente com sede na cidade de Basiléia (Suíça).

- No ano de 1966, os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados, passando o esporte ser realizado somente em salão.

- Após um período sem participação, o esporte volta a fazer parte das Olimpíadas nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Porém, com regras reformuladas e partidas disputadas em quadra.

- Atualmente o esporte é praticado em 183 países, envolvendo mais de um milhão de equipes e trinta milhões de profissionais (jogadores, treinadores e outros profissionais do esporte).

Curiosidade: Embora seja praticado por milhares de pessoas em nosso país, a equipe brasileira ainda não conseguiu ganhar medalha olímpica, nem título mundial no handebol.

 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Página 1 de 2